TRANSTORNO BIPOLAR

O Transtorno Bipolar é caracterizado por episódios (de dias, semanas, meses) de uma enorme euforia (que chamamos de Mania) alternada com períodos de depressão. Entre esses episódios a pessoa também pode passar por períodos de humor "normal", que chamamos de eutimia.

A Mania é um episódio de humor exageradamente elevado, expansivo ou irritável, com duração de, no mínimo, quatro dias seguidos (ou qualquer período se precisar de internação hospitalar). Durante esse período ocorre uma mudança notável no comportamento da pessoa, que fica com autoestima inflada e grandiosidade - se sentindo a melhor pessoa do mundo, o dono de tudo, a pessoa mais bonita, etc. Geralmente ocorre uma redução da necessidade de sono (3 ou 4 horas por noite já são suficientes), com um aumento da energia e do tanto que a pessoa fala (às vezes fala sem parar!). A pessoa pode ter a sensação de que os pensamentos estão acelerados, as idéias podem fugir e a pessoa pode mudar de um assunto pro outro sem nenhuma conexão clara entre eles. Pode haver uma grande distratibilidade e há um aumento da atividade dirigida a objetivos (socialmente, no trabalho ou sexualmente). 

Uma coisa muito séria que pode acontecer é o envolvimento em atividades com elevado potencial para consequências negativas (como surtos desenfreados de compras, indiscrições sexuais ou investimentos financeiros insensatos). Alguns casos de Mania são tão graves que a pessoa pode ter delírios e alucinações (por exemplo um delírio de que é um enviado de Deus e ouvir a voz Dele).

Existe também a hipomania, que é tudo isso em menor grau, com um potencial bem menor de danos. Outra possibilidade também é a Mania com muita irritabilidade. A pessoa se enfurece com facilidade, a troco de nada, às vezes pode ficar agressiva, bem diferente do seu habitual.

A depressão do Transtorno Bipolar é bem parecida com a depressão já comentada aqui no site. São os mesmos sintomas de nem sempre é fácil saber se uma pessoa deprimida está só deprimida ou se ela é bipolar - mas existem algumas estratégias que os psiquiatrias usam pra suspeitar.

Entre os episódios de Mania e Depressão a pessoa pode haver períodos de calmaria, humor estável, "normal", que chamamos de eutimia.

O objetivo do tratamento é tratar a Mania e a Depressão quando elas acontecem, mas, mais importante que isso, o tratamento de manutenção previne as recaídas e aumenta o tempo de eutimia. Ou seja, o Transtorno Bipolar é uma doença crônica, que precisa de tratamento para o resto da vida.

Precisa de ajuda? Agende uma consulta!

Agende sua consulta!

Para tirar dúvidas sobre os dias e horários de atendimento e para agendamento, entre em contato por telefone com a secretária, será um prazer ajudar!

BELO HORIZONTE: 

Av dos Andradas 3323, 9º andar, Santa Efigênia. 

Tel: (31) 3234-0490 / 98836-0490

CONTAGEM: 

Rua Portugal, 290, Eldorado. 

Tel: (31) 3370-3600 / 99862-8951

© 2023 por Alice Mendes, Ph.D. Orgulhosamente criado com Wix.com