top of page
20210827_102356-01.jpeg

ESQUIZOFRENIA

esquizofrenia.png

A esquizofrenia é uma doença muito séria e que causa enormes prejuízos ao seu portador e à família. É caracterizada por alterações do comportamento, dos sentidos e por prejuízo cognitivo e emocional. Não há nenhum sintoma que seja exclusivo da esquizofrenia - ou seja, sintomas que estão presentes na esquizofrenia podem também estar presentes em outros transtornos, como depressão ou transtorno bipolar - entretanto a esquizofrenia é uma das doenças mais graves entre todas na psiquiatria.

Para chamarmos de esquizofrenia, pelo menos dois dos sintomas seguintes deve estar presente por, pelo menos, um mês: delírios; alucinações; discurso desorganizado (ou seja, uma fala desconexa, que pula de um assunto pro outro, uma fala que não dá pra entender direito); comportamento estranho, desorganizado ou bizarro; sintomas negativos (redução da expressão emocional, apatia, diminuição dos movimentos, retraimento social, prejuízo cognitivo).

Mas qual a diferença entre delírios e alucinações? Os delírios são idéias, ou seja, a pessoa pode acreditar que está sendo perseguida, que alguém planeja matá-la, ou que alguém famoso está apaixonado por ela. Já as alucinações, são alterações dos sentidos, ou seja, a pessoa escuta uma voz (ou várias, que podem, inclusive, dialogar entre si), vê alguma coisa, sente algo no corpo (como bichos andando na pele).

Estima-se que até 1% da população seja acometida por essa doença, ou seja, uma pessoa em cada cem! A esquizofrenia gera muito prejuízo social e muitos dos portadores não conseguem mais trabalhar nem estudar pois ela leva a uma perda cognitiva muitas vezes incapacitante. A doença gera enorme sofrimento e cerca de 5% dos indivíduos com esquizofrenia morrem por suicídio.

O tratamento se baseia em tratar os sintomas, mas infelizmente os sintomas negativos ainda permanecem como um grande desafio na psiquiatria. Alguns pacientes melhoram muito, conseguem até trabalhar, já outros melhoram pouco, precisam de internações repetidas e tratamentos mais intensivos, como eletroconvulsoterapia.

A esquizofrenia é uma doença crônica, precisa ser tratada para o resto da vida! Infelizmente um enorme número de pacientes acaba abandonando o tratamento e tendo várias crises da doença. A cada crise, o tratamento vai se tornando mais difícil e os prejuízos vão ficando maiores.

Precisa de ajuda? Agende uma consulta!

Agende sua consulta!

55288_DraMariaRaquel_160620_cL-01.png

Para tirar dúvidas sobre os dias e horários de atendimento e para agendamento, entre em contato por telefone com a secretária, será um prazer ajudar!

AGENDAMENTO: (31)98233-7680

 

ENDEREÇOS:

Av do Contorno, 3772, sl 1103, Santa Efigênia. 

bottom of page