

Especialidades
Psiquiatria de adultos
Psiquiatria voltada para o atendimento de pessoas maiores de 18 anos (a Dra Maria Raquel não atende crianças e adolescentes). Atendimento de quadros de depressão, ansiedade, TDAH, TOC, transtorno bipolar, esquizofrenia e outros quadros psiquiátricos em adultos.
A Dra Maria Raquel possui residência médica em Psiquiatria e título de especialista da Associação Médica Brasileira e Associação Brasileira de Psiquiatria. Fez sua Residência Médica em Psiquiatria no Hospital Metropolitano Odilon Behrens, onde foi também uma das preceptoras e ajudou na formação de novos psiquiatras nos anos de 2019, 2020 e 2021. Atualmente é professora do Departamento de Saúde Mental do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, ajudando na formação de novos médicos que tenham um olhar diferenciado para a saúde mental!
Psiquiatria de idosos
Psiquiatria de idosos
A importância de maiores de 60 anos procurarem uma ajuda mais especializada se dá nas particularidades dessa população em relação aos transtornos psiquiátricos e ao tratamento em si. Idosos podem ter as mesmas doenças psiquiátricas que adultos, mas também podem desenvolver quadros mais próprios dessa faixa etária, como demências e alterações mais atípicas de comportamento, que fazem com que uma ajuda mais especializada seja necessária.
A Dra Maria Raquel possui experiência no atendimento dessa população aperfeiçoada nos serviços de Psicogeriatria do Hospital das Clínicas da UFMG, onde fez seu Fellowship nos anos de 2019 e 2020 e no Ambulatório de Psicogeriatria do Hospital Metropolitano Odilon Behrens, um ambulatório altamente especializado, onde permaneceu por aproximadamente 3 anos (2016 a 2019). Possui Título de Especialista em Psicogeriatria (Psiquiatria de Idosos) pela Associação Médica Brasileira e Associação Brasileira de Psiquiatria, bem como Registro de Qualificação de Especialista desta área de atuação no Conselho Federal de Medicina.

Especialista em Neurociência do Comportamento


Minha Abordagem
Experiência em Tratamento com Cannabis Medicinal

A Dra Maria Raquel tem experiência na prescrição e acompanhamento de pacientes com indicação de uso de cannabidiol (CBD) e outros componentes da cannabis para uso mecicinal. Além disso, ministra aulas e palestras sobre o tema em cursos, aulas médicas e Congressos de Neurociências. Para esses pacientes, é necessário um acompanhamento mais próximo e, em alguns casos pode haver indicação de acompanhamento semanal. Nem sempre esse acompanhamento tão próximo é fundamental, e ele será indicado, na consulta, caso seja necessário, e as razões serão explicadas ao paciente e familiares. Acesse "Cannabis Medicinal" no Menu e saiba mais sobre esse tratamento!
A Dra Maria Raquel concluiu uma pós graduação em Neurociência do Comportamento com carga horária total de 360 horas, o que a permitiu aprofundar o entendimento sobre como emoções, pensamentos e ações são processados no cérebro. Essa formação proporcionou ferramentas adicionais e atualizadas para avaliar com mais clareza o funcionamento mental de seus meus pacientes e oferecer tratamentos personalizados, baseados em evidências científicas, não somente medicamentoso, mas com auxílio em implementação de estratégias comportamentais. Além disso, auxiliou ainda mais na forma como ela explica para o paciente como seu transtorno funciona e como o tratamento ajuda nisso, algo que ela faz em todos os atendimentos pois sabe como isso é importante no autoconhecimento do paciente e na desmistificação do adoecimento e do tratamento psiquiátrico!
Sou uma psiquiatria que trabalha com empatia e escuta ativa, o que demanda tempo! Para isso, a primeira consulta tem uma duração maior (cerca de 1h e meia) e todas as subsequentes tem 1h de duração, pois o adoecimento não é sobre os sintomas, mas sobre a pessoa! Assim, para um tratamento efetivo, é preciso entender quem é o indivíduo por trás dele e como o adoecimento o afeta em seu dia a dia!
Os tratamentos indicados são sempre baseados nas melhores evidências científicas disponíveis, mas sempre com respeito às preferências do paciente! Quando vejo mais de uma opção disponível para o tratamento, sempre converso com o paciente sobre os riscos e benefícios de cada uma para que juntos cheguemos ao melhor tratamento para aquele paciente!
A escuta de cada paciente e fundamental para o entendimento de cada caso e daquilo que é necessário para ajudar cada paciente em sua individualidade. O entendimento adequado do indivíduo na sua integridade é extremamente importante para a escolha do medicamento adequado para aquela pessoa e para a implementação de estratégias de mudanças comportamentais e de estilo de vida!
É fundamental entender que o ser humano que possui um transtorno psiquiátrico não é definido pelo transtorno e o tratamento deve ser individualizado sempre!
Precisa de ajuda? Marque sua consulta!
Agende sua consulta!

Para tirar dúvidas sobre os dias e horários de atendimento e para agendamento, entre em contato por telefone com a secretária, será um prazer ajudar!
