DEPRESSÃO
A depressão acomete cerca de 10% da população, pode acontecer em todas as faixas etárias (até mesmo em crianças), e é até três vezes mais comum em mulheres que em homens.
A característica principal da depressão é o humor triste, vazio, sem esperança, "na fossa" na maior parte do dia todos os dias, associado à redução de energia no dia a dia e perda de interesse ou prazer nas atividades. A depressão também pode levar à alterações do apetite, do sono, da concentração e pode também vir associada à ansiedade.
O tratamento da depressão é baseado em psicoterapia (com um bom psicólogo ou psicóloga), aliado ao tratamento medicamentoso e mudanças do estilo de vida. O tratamento medicamentoso é individualizado e para cada paciente há um medicamento que pode ser mais adequado.
A duração do tratamento varia e depende do tempo que a pessoa vai levar para melhorar. Alguns melhoram mais rápido que outros, e sempre é necessário um tratamento de manutenção - ou seja, tomar o remédio por algum tempo, mesmo que se sentindo bem! O erro mais comum que as pessoas cometem é parar de tomar o remédio assim que melhoram. A chance de recaída é grande, e geralmente é mais difícil de tratar que o quadro inicial.
Precisa de ajuda? Agende sua consulta!
Agende sua consulta!
Para tirar dúvidas sobre os dias e horários de atendimento e para agendamento, entre em contato por telefone com a secretária, será um prazer ajudar!