DEPRESSÃO

A depressão acomete cerca de 10% da população, pode acontecer em todas as faixas etárias (até mesmo em crianças), e é até três vezes mais comum em mulheres que em homens.

A característica principal da depressão é o humor triste, vazio, sem esperança, "na fossa" na maior parte do dia todos os dias, associado à redução de energia no dia a dia e perda de interesse ou prazer nas atividades. A depressão também pode levar à alterações do apetite, do sono, da concentração e pode também vir associada à ansiedade.

O tratamento da depressão é baseado em psicoterapia (com um bom psicólogo ou psicóloga), aliado ao tratamento medicamentoso e mudanças do estilo de vida. O tratamento medicamentoso é individualizado e para cada paciente há um medicamento que pode ser mais adequado.

A duração do tratamento varia e depende do tempo que a pessoa vai levar para melhorar. Alguns melhoram mais rápido que outros, e sempre é necessário um tratamento de manutenção - ou seja, tomar o remédio por algum tempo, mesmo que se sentindo bem! O erro mais comum que as pessoas cometem é parar de tomar o remédio assim que melhoram. A chance de recaída é grande, e geralmente é mais difícil de tratar que o quadro inicial.

Precisa de ajuda? Agende sua consulta!

Agende sua consulta!

Para tirar dúvidas sobre os dias e horários de atendimento e para agendamento, entre em contato por telefone com a secretária, será um prazer ajudar!

BELO HORIZONTE: 

Av dos Andradas 3323, 9º andar, Santa Efigênia. 

Tel: (31) 3234-0490 / 98836-0490

CONTAGEM: 

Rua Portugal, 290, Eldorado. 

Tel: (31) 3370-3600 / 99862-8951

© 2023 por Alice Mendes, Ph.D. Orgulhosamente criado com Wix.com